A DOR FANTASMA QUE ASSOMBRA OS AMPUTADOS!
17 de Fevereiro de 2020
Ao longo da vida, todas as pessoas estão sujeitas a acidentes ou a doenças que levem a perda de membros e partes do corpo. Frequentemente, após uma amputação, a sensação do membro ou parte do corpo perdida ainda persiste. Essa sensação é chamada de "fenômeno fantasma" e é provavelmente gerada pela manutenção, no esquema corporal presente em nosso sistema nervoso, do membro fisicamente perdido.

É possível dizer que há um mapa do corpo no cérebro que corresponde ao corpo físico. Quando há uma amputação, persiste o mapa cerebral, que continua gerando a sensação de presença do membro mesmo na sua ausência. Esse fenômeno é totalmente normal e pode estar acompanhado de vários outros, como a sensação de movimentação, aumento ou diminuição de tamanho ou comprimento do membro.

As porções do corpo que mais frequentemente estão associadas ao desenvolvimento do "fenômeno fantasma" são os membros superiores (braços, mãos e dedos) ou membros inferiores (pernas, pés e artelhos), mas também pode ocorrer em outras partes do corpo como na face (nariz), mamas e órgãos genitais.

O "fenômeno fantasma" é considerado fisiológico e não requer tratamento a não ser quando associado a sensações desagradáveis, como a dor no membro fantasma. A dor relacionada à amputação pode ser de dois tipos:

Dor no membro fantasma – Sensação desagradável na porção do membro que não mais existe.

Dor no coto de amputação – Relacionada ao local em que o membro foi amputado (coto). Pode ser desencadeada com um simples toque, estímulo térmico ou mesmo haver dor espontânea em queimação ou choque.

Um mesmo paciente pode apresentar ambos os tipos de dor. É importante consultar um especialista para o diagnóstico preciso e encaminhamento do melhor tratamento para cada condição.

Fonte: www.hospitalsiriolibanês.com.br
Gostou? Compartilhe!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
RECOMENDADOS PARA VOCÊ
 
Ortolab Matriz
R. Ipiranga, 669 – Centro
Piracicaba – SP, 13400-480
(19) 3422-6152
contato@ortolabortopedia.com
Ortolab Filial
R. Leandro Dupret, 322 – Vila Clementino
São Paulo – SP, 04025-011
(11) 5084-1646
Distribuidor oficial
Willow Wood
facebook
instagram
youtube
linkedin
© 2019 - Ortolab Reabilitações Personalizadas - Desenvolvido por Manduvi